A prótese fixa é uma peça construída em resina ou cerâmica, que possui a função de substituir a perda parcial da coroa de dentes comprometidos por cáries ou traumatismos. Essas próteses são um conjunto de peças fixadas sobre os dentes, restabelecendo sua função.
A prótese sobre implante tem a mesma função da prótese fixa, contudo, é suportada pelo implante dentário (porção que substitui a raíz, localizada dentro do osso) e tem a função de substituir totalmente a coroa do dente. Pode ser construída de material resinoso (provisório) e/ou cerâmico (final), assemelhando-se à cor natural dos dentes.
Combinação de duas técnicas de reabilitação oral (implantes e prótese total) para casos de pacientes edentulos (perda de todos os dentes em uma ou nas duas arcadas). A fixação fornecida pelos implantes atribui maior estabilidade e conforto ao paciente no uso de próteses totais.
A PPR (prótese parcial removível) é indicada quando há perda de alguns elementos dentários, sendo apoiada em dentes adjacentes e mucosa. Essa prótese contribui positivamente com a reposição do(s) elemento(s), viabilizando função mastigatória e fonação, do paciente.
A prótese total (PT) é indicada quando há perda de todos os elementos dentários daquela arcada, sendo apoiada apenas por mucosa. A “P.T” restabelece reposição dos elementos, viabiliza a função mastigatória e fonação, do paciente.